Início  /   Tecnologias Repart

Tecnologias Repart

Comunicações profissionais para clientes profissionais


Repart / Tecnologias / Rede

A Rede

A rede de Serviços Móveis de Recursos Partilhados (SMRP) da Repart assenta na norma europeia do ETSI (TETRA) e é composta fundamentalmente por um Centro de Comutação e um conjunto de Estações de Base. A rede utiliza o espectro radioelétrico atribuído pelo ICP – Anacom à Repart, na banda dos 410 – 430 MHz. Uma rede de feixes hertzianos realiza a interligação das estações de base ao comutador, com redundância por meios físicos nas estações prioritárias. Qualquer das entidades constituintes da rede apresenta redundância dos módulos críticos como forma de garantir uma elevada disponibilidade da rede no seu conjunto. A atual rede, baseada no Protocolo Internet e fornecida pelo principal fabricante mundial desta tecnologia, pode ser considerada de última geração e de acordo com os principais requisitos internacionais para redes de emergência e segurança.


Repart / Tecnologias / Serviços

Os Serviços

Os serviços disponibilizados pela Repart, S.A. destinam-se, em primeiro lugar, a clientes que fazem um uso profissional das suas comunicações, tanto de voz como de dados.

A tecnologia utilizada permite oferecer comunicações de voz individuais (1:1) e de grupo (1:N), com hierarquização das comunicações à medida da estrutura organizacional dos seus clientes.

De entre outras vantagens decorrentes da tecnologia utilizada, destacam-se a capacidade de gerir diferentes níveis de prioridade, a elevada capacidade de tráfego conseguida com base na utilização muito eficiente do espectro radioelétrico associado a cada estação retransmissora, a existência de filas de espera hierarquizadas, a garantia das comunicações de forma resiliente quer através da manutenção em serviço das estações mesmo quando isoladas da rede quer através da utilização do Modo Directo (DMO), a capacidade de atribuir diferentes perfis aos utilizadores ou a implementação de centros de despacho das comunicações como forma de disciplinar e tornar mais eficiente a comunicação dentro de cada organização.

Para além das vantagens já referidas, a tecnologia Tetra apresenta um conjunto de funcionalidades adicionais e muito específicas das quais se salientam:

  • DGNA – Dynamic Group Assignment;
  • Chamadas de Emergência;
  • Preemption;
  • Late Entry;
  • Discreet Listening;
  • Ambiance Listening.

Ao nível da transmissão de dados, a rede da Repart oferece vários métodos de comunicação de dados, a saber:

Short Data Service (SDS)

O SDS é um serviço de mensagens até 140 caracteres que pode ser utilizado:

  • Rádio a rádio;
  • Entre um rádio e um IP fixo;
  • Entre um IP fixo e um grupo de rádios ou em modo de ‘broadcast’;
  • Entre dois endereços IP fixos.

Alpha Numeric Service (ATS)

O ATS é um seviço de mensagens similar ao SMS da tecnologia GSM, com mensagens até 500 caracteres em Unicode ou até 1000 em código ASCII, com a sinalização de mensagens recebidas e de mensagem lidas, como forma de garantir a transmissão correta das mesmas.

As mensagens podem ser difundidas para um grupo de terminais ou enviadas entre dois terminais.

Packet Data Service (PDS)

O serviço PDS permite a ligação entre dois endereços de IP com base no Protocolo Internet, sendo usado para a transmissão de ficheiros de dados.


Repart / Tecnologias / Terminais

Os Terminais

Os terminais de rádio utilizados na rede Tetra apresentam como características básicas a sua capacidade de comunicação de voz e de dados, sendo que a sua ergonomia se encontra em consonância com o tipo de uso profissional dos seus detentores, nomeadamente com dimensão apropriada a um fácil manuseamento, com a possibilidade de serem operáveis com uma só mão, com acesso fácil aos botões de emergência e de PTT e, em caso de necessidade, com características específicas para ambientes perigosos com base nas normas ATEX.

Para além de terminais portáteis, com ou sem teclado, encontram-se disponíveis terminais para viaturas  e para centros de controlo.

Por norma todos os fabricantes disponibilizam um conjunto alargado de acessórios dedicados aos diferentes tipos de utilização, do simples auricular ao microfone/altifalante craniano para uso de entidades policiais ou bombeiros.